sábado, 31 de dezembro de 2011
Torta de mousse de maracujá
Esse doce foi feito nesse natal, e agradou a grande maioria que provou e nem notou a diferença de sabor do creme e do leite condensado de soja. Essa receita é muito simples e rápida, a massa foi uma adaptação que acabou dando muito certo, e o mousse é aquela fácil e tradicional "bata tudo no liquidificador", e voilá!
Massa
-7 colheres de sopa de farinha de trigo
-2 colheres de açúcar
- 3colheres (bem cheias) de margarina Becel
-1 colher de leite de soja
-1/2 colher de pó royal
Mousse
-1 lata de leite condensado de soja
-1 lata de creme de leite de soja
-1 lata de suco concentrado de maracujá
Modo de preparo
Num recipiente misture todos os ingredientes da massa, deixando-a homegênea. Depois, vá modelando na forma. Coloque-a no forno a 280° ou mais, deixe por uns 20 minutos, até que ela doure. Todos os ingredientes do mousse vão no liquidificador, e pronto. Jogue o mousse em cima da torta assada, decore como desejar. Coloquei calda de chocolate, aquelas bem comuns, de jogar em cima de sorvetes. Guarde na geladeira.
Bon Apetit!
sexta-feira, 23 de dezembro de 2011
Bolinho de Nori (alga)
Esta receita foi retirada do livro Cozinhando sem Crueldade, da Ana Maria Curcelli, onde é possível encontrar mais de 300 receitas veganas, além de dicas para quem está começando na cozinha vegana. Neste link, um pouco mais sobre o livro além da loja virtual para adquirí-lo: http://www.culinariavegetariana.com/livro_cozinhandosemcrueldade.htm. Esse bolinho é superfácil de se fazer, além de agradar a todos. A alga Nori pode ser encontrada na maioria dos supermercados, na parte de produtos orientais, como macarrão para yakisoba, tofu, saquê etc. Rende bastante, sendo ideal para fazer em festinhas e aniversários. Além disso, a Nori deixa com um gostinho de peixe, engana qualquer um! A quantidade da alga na receita varia de acordo com o quanto você quer que fique com esse gosto ''marinho''.
Ingredientes:
-1 xícara de batata descascada, lavada e picada
-1/2 xícara de farinha de trigo
-2 folhas de Nori
-1 cebola média picada
-Temperos a gosto: salsinha picada, alho picado, curry, sal, pimenta, cúrcuma
-Óleo vegetal para fritar (de preferência de girassol para ficar bem sequinho)
Modo de Fazer:
Cozinhe as batatas até que fiquem bem molinhas, fáceis de amassar com um garfo. Acrescente os demais ingredientes nesse recipiente, amassando-os com as mãos. Coloque a Nori por último, para que não se concentrem num só lugar da massa. Ela deve ser rasgada com as mãos, em pedaços pequenos (aproximadamente 5cm x 5cm). Coloque mais farinha, se necessário, até que a massa desgrude das mãos, mas não exagere, ela vai continuar grudando um pouquinho, basta que seja possível modelar os bolinhos. Faça de preferência em formato de croquetes, como na foto, para que na hora de fritar o miolo não fique cru. Frite em óleo bem quente. Já os experimentei assados, ficam deliciosos também! Atenção, não podem ser guardados na geladeira nem congelados.
Grau de dificuldade: fácil
Custo médio: 3 reais
sábado, 3 de dezembro de 2011
Moqueca
Receita ideal para prato principal, superfácil, elegante, saudável e deliciosa!
Ingredientes:
*5 inhames médios
*4 carás médios
*6 batatas-doces médias
*1 vidro de leite de côco
*Água
*1 pacote de molho de tomate
*1 pimentão vermelho
*Cebola, alho, sal, temperos
*Cheiro verde, cebolinha
Atenção: a intenção é ter a mesma quantidade de inhame, cará e batata-doce, então, os números acima são estimados, de acordo com o tamanho médio de cada um. Além disso, prefiro nunca pegar legumes e verduras muito grandes, pois geralmente não são tão saborosos, sem contar que podem ter atingido esse tamanho devido a agrotóxicos.
Modo de fazer:
Descasque os carás, os inhames e as batatas-doces e corte-os em rodelas finas. Refogue numa panela onde deseja servir a moqueca (deve ser grande, e lembre-se que você não poderá transferir a moqueca para outro recipiente) a cebola e o alho. Distribua pelo fundo da panela as batatas-doces, salpique um pouco de sal e temperos por cima, logo em seguida distribua os carás, de novo salpique um pouco de sal e temperos, e por fim, distribua os inhames. Rapidamente coloque água até mais ou menos a metade da panela, para que as camadas cozinhem e não grudem. Procure não mexer muito, para que não misture as camadas, e vá colocando água, ao perceber necessidade. Quando estiverem quase idealmente cozidas, coloque o molho de tomate, abrindo espacinhos com o garfo entre as camadas, para que o molho penetre. Em seguida, coloque o pimentão cortado em rodelas, e o leite de côco todo. Procure misturar com o molho e fazer com que penetre, de modo a atingir uma cor alaranjada, como a da foto. Tempere a seu gosto, coloque o cheiro verde e a cebolinha, e assim que espetar com o garfo e perceber todas as camadas moles e o molho já borbulhando, desligue e delicie-se!
Grau de dificuldade: fácil (a parte mais chata é cortar as leguminosas, pois estão duras)
Custo médio: 6 reais
Bazar Vegano de fim de ano
Atenção, está chegando o Bazar Vegano de fim de ano!! Uma iniciativa suuuperlegal, onde se reúnem artesãos, ONG's de proteção animal, roupas, acessórios, livros, cosméticos, muuuita comida , enfim, produtos que podem ser comprados sem medo, tudo em um só lugar! O Bazar acontece em São Paulo, no bairro da Vila Mariana, Rua Domingos de Moraes, número 1581, bem pertinho da estação Vila Mariana do metrô. Começa às 10 da manhã e vai até às 19 da noite.
Já pude ir em dois bazares, e pessoalmente, vale muuuuito a pena!! É maravilhoso saber que todos ali têm a mesma ideia em relação aos animais, e fazem, cada um a seu modo, algo a favor deles. É ainda uma ótima oportunidade de presentear quem você gosta, e levar às pessoas um pouquinho mais do mundo vegan. O bazar ocorre na metade do ano, também, geralmente em julho. A entrada é gratuita.
Mais informações www.bazar-vegano.blogspot. com
Assinar:
Postagens (Atom)